Por Fred de Faria Santos Silva, advogado (OAB-RS nº 65.687), especialista em Direito Civil e Processo Civil pelo IDC e sócio do Escritório Santos & Duarte Advogados Associados.

fred@sdm.adv.br

 

 

O Direito é composto das mais diversas áreas de atuação. Cada uma delas tem as suas peculiaridades.

Apesar dos advogados poderem atuar em qualquer ramo do direito, existe aspectos técnicos que somente quem lida no dia a dia com determinada matéria adquire a expertise necessária para o sucesso almejado.

É comum, um grande especialista numa determinada área passar por dificuldades para fazer um recurso de multa de trânsito, por exemplo, o qual pode ser considerado mais simples do que a matéria enfrentada cotidianamente por aquele excelente profissional.

Mais exemplos, um procedimento administrativo comum em licenças ambientais não é conhecido por profissionais de outras áreas. Nas ações que envolvem direito administrativo a forma de pagamento se dá por RPV ou Precatório e profissionais que não atuam neste ramo com frequência têm dificuldade nos procedimentos simples que a situação exige. O conforto que um profissional do Direito de Família proporciona aos seus clientes, somente é possível porque enfrenta cotidianamente questões delicadas de muito envolvimento emocional.

Estas habilidades são desenvolvidas com a experiência adquirida na prática além de muita preparação pessoal.

Desta forma, visando maior lucratividade, aumento da economia e paz, as empresas deveriam contratam profissionais especializados para cada questão que precisa ser resolvida, obtendo, assim, serviços eficazes em cada área de atuação.

A segurança propiciada pela contratação de um especialista, diminui os riscos de perdas financeiras, traz tranquilidade para a administração da empresa com a certeza de que até os pequenos detalhes intrínsecos de cada ramo de atuação estão sendo observados visando eficácia, diminuição de prejuízos, riscos e maior lucratividade e agilidade.

Em nosso escritório contamos com advogados especialistas em direito penal, civil, família, sucessões, tributário, administrativo, trânsito e mais recentemente direito ambiental.

Evidente que muitas vezes as áreas se comunicam e exigem uma atuação em conjunto dos profissionais de áreas distintas, como por exemplo, em crimes ambientais ou, ainda, responsabilidade civil no âmbito familiar.

Assim, com escritório multidisciplinar, conseguimos atender nossos clientes com diferentes profissionais em diversos ramos de atividade empresarial, sempre com a qualificação e bom atendimento que o Escritório Santos & Duarte Advogados Associados tanto prima.